Integração de novos funcionários em empresas pequenas ou medias

Integração de novos funcionários em empresas pequenas ou medias

 

Aqui na Débora Avelino Coaching, a especialidade é auxiliar pequenos e médios empresários a estruturarem administrativamente sua empresa, influenciando diretamente aspectos financeiros e relacionados às pessoas. Quando um funcionário novo é recebido nesses ambientes menores, muitas vezes, tende-se a não desenhar processos que sistematizem a maneira como a empresa recebe o colaborador.

É muito importante apresenta-lo a todos, mas essa é a primeira etapa. Explique a missão e a visão da sua empresa, dando exemplos práticos de como as pessoas vivenciam isso. Diga o nome, explique a função e peça a ajuda da pessoa que está sendo apresentada para contar como isso se relaciona com a rotina na vida dela.

Integrar precisa ser a palavra de ordem em sentido inteiro. Mostre o propósito para o qual seu produto ou prestação de serviços existem.

Exemplos práticos de dinâmicas de integração:

Mais informal: você pode migrar o processo de integração para uma conversa com todas as pessoas no café da empresa, por exemplo. Apresentar rapidamente o novo colega, pedir para que as pessoas se apresentem e voltarem às atividades. Depois desse momento, certifique-se de reservar um momento para informar-lhe propriamente sobre os procedimentos internos, tirar as duvidas quanto a benefícios como transporte e alimentação no dia a dia, falar claramente sobre a missão, visão e valores.

Formal: explicar em reunião como são os procedimentos internos, tirar as duvidas quanto a benefícios como transporte e alimentação no dia a dia, falar claramente sobre a missão, visão e valores. Levar o novo colaborador às dependências e apresentar, em seus locais de trabalho, os outros colegas, explicando brevemente sua atuação/atividade/área.

Vale entender que o momento da entrada no grupo deve ser marcado. Tão reverenciado quanto claro, de reconhecimento do novo ambiente de trabalho e os traços mais importantes da cultura dele.

Todas as empresas devem investir em estratégias de desenho e sistematização desse tipo de processo como a porta de entrada para o engajamento com o negócio. Crescer sozinho não é uma opção, em todos os tamanhos e formatos de empresa.

Débora Avelino

Coach de Negócios e Pessoas – Empresária

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